Audiologia

A Audiologia é uma ciência que estuda a audição e o equilíbrio, bem como seus distúrbios, prevenção e reabilitação.

 

A avaliação audiológica básica consiste na realização da audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria. Através dessa avaliação é possível saber se o indivíduo ouve bem e em caso de deficiência auditiva pode-se estimar o grau e o tipo da perda auditiva. Existem outros testes complementares que podem ser realizados, a critério médico, dependendo da idade e do tipo de perda auditiva.

 

A perda auditiva pode ser originada por diversos fatores e gera uma deficiência que dificulta a comunicação das pessoas e limita suas atividades diárias. As perdas auditivas podem ser reversíveis ou não, dependendo da causa e do local acometido. Geralmente as perdas auditivas ocasionadas por problemas no sistema de condução do som e cujas causas se situam na orelha média ou externa, como cerume impactado e otite média secretora, podem ter bom prognóstico e ser plenamente reversíveis. Por outro lado, aquelas associadas à exposição contínua à ruído, ao envelhecimento ou a doenças que incidem sobre a orelha interna, nervo auditivo e áreas do sistema nervoso central, são geralmente irreversíveis (mas apesar disso podem ser tratadas e monitoradas).

 

Quando a perda auditiva ocorre ao nascimento ou nos primeiros anos de vida pode comprometer a aquisição da fala e dificultar o processo de desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem, acarretando também dificuldades sociais e emocionais.

 

O surgimento da deficiência auditiva em idade escolar pode prejudicar o aproveitamento escolar e causar deterioração da fala . Muitas vezes, uma perda auditiva leve acaba passando despercebido pelos pais e professores mas essa criança terá dificuldades na alfabetização e no aprendizado como um todo.

 

Na idade adulta e em idosos, a deficiência auditiva pode causar vergonha, frustração, isolamento do convívio social e também dificuldades profissionais.

 

A deficiência auditiva será prejudicial em qualquer fase da vida por isso devemos estar sempre atentos. Em caso de suspeita de deficiência auditiva consulte um  otorrinolaringologista e realize uma avaliação audiológica. A perda auditiva diagnosticada precocemente possibilita melhor tratamento e melhor reabilitação do indivíduo.

Agende sua consulta conosco