Audiometria e Impedanciometria

São os testes principais de uma avaliação auditiva e fornecem dados sobre as condições da orelha média e a função auditiva do paciente.

 

A audiometria tonal é um exame que vai avaliar a audição do indivíduo medindo a menor intensidade que ele percebe o som. É realizado com o paciente dentro de uma cabine acústica utilizando fones de ouvido ou vibrador ósseo para transmissão do estímulo sonoro.

 

É um exame subjetivo da audição (depende da resposta do paciente) que permite avaliar o grau e o tipo da perda auditiva. Esse teste é o mais utilizado para avaliar a função auditiva, uma vez que é rápido, indolor e não invasivo.

 

É indicado para indivíduos com queixa de dificuldade de audição, zumbido, incômodo com sons altos e na prevenção em casos de trabalho em ambiente ruidoso.

 

A audiometria vocal tem como objetivo avaliar a habilidade do paciente perceber e reconhecer os sons da fala. São apresentadas palavras ao paciente através de fones de ouvido e o mesmo deverá repeti-las. Em crianças pequenas o teste também pode ser realizado através da execução de ordens simples ( ex: mostra o nariz, a boca, etc).

 

Este procedimento permite confirmar os limiares obtidos na Audiometria Tonal e também auxilia na seleção, avaliação e adaptação de próteses auditivas.

 

A imitanciometria permite avaliar as condições da orelha média e da tuba auditiva fornecendo informações sobre a integridade funcional da membrana timpânica e da cadeia ossicular. Avalia também a presença ou ausência dos reflexos do músculo estapédio que irão auxiliar no diagnóstico diferencial das perdas auditivas identificando o local da lesão.

 

É realizado através da colocação de uma sonda revestida por uma oliva de borracha macia no conduto auditivo externo de uma das orelhas e por um fone de ouvido na outra.

 

É um exame rápido,indolor e de fácil execução, podendo ser realizado em qualquer idade, inclusive em recém nascidos.

Agende sua consulta conosco