Videolaringoscopia e Videolaringoestroboscopia

A avaliação da faringe e laringe pode ser melhor complementada através dos exames de VIDEOLARINGOSCOPIA e VIDEOLARINGOESTROBOSCOPIA.

 

Estes exames são realizados através do uso de um aparelho de ótica endoscópica rígida posicionada na boca. O endoscópio rígido de 70º utilizado permite uma visualização ampliada da região da laringe, sendo possível avaliar detalhes em sua estrutura tanto de forma estática quanto dinâmica.

 

A VIDEOLARINGOSCOPIA e VIDEOLARINGOESTROBOSCOPIA podem ser realizados tanto em adultos como e em crianças, a depender da colaboração do paciente, tem duração curta e não necessita de preparo. A anestesia realizada é local, com uso de spray de anestésico tópico. Caso o paciente seja alérgico, o exame pode ser realizado sem o uso do anestésico, desde que o paciente colabore com o procedimento.

 

Estes exames são fundamentais para avaliação do paciente com queixa de rouquidão, em pacientes fumantes e naqueles que fazem uso profissional da voz. A partir desta avaliação podemos detectar a presença de alterações na estrutura das pregas vocais e de outras estruturas da laringe, que podem ser tanto benignas quanto malignas.

 

As alterações benignas mais comumente encontradas na laringe são os nódulos vocais e o cisto da prega vocal. Tais alterações em geral se apresentam com rouquidão ou sensação de voz cansada. Outras alterações como o edema da laringe ou Edema de Heinke estão relacionados ao tabagismo. As lesões sugestivas da presença do HPV também podem ser detectadas nestes exames.

 

Quanto às lesões malignas ou cânceres relacionados à laringe, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Pacientes fumantes e que ingerem bebidas alcoólicas tem maior risco de desenvolver esta doença. Segundo dados recentes do INCA – Instituto Nacional de Câncer – o risco estimado de câncer de laringe será de 6,2 casos novos para 100.000 homens e 1,06 casos novos para 100.000 mulheres*. Se diagnosticado precocemente este câncer pode ser curado.

 

Os exames realizados são gravados em mídia digital. O paciente e o médico solicitante recebem tanto o relatório quanto a gravação do exame, facilitando assim o planejamento para o melhor tratamento a ser realizado.

 

*Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020 : incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro : INCA, 2019.

Agende sua consulta conosco