Videonasofibrolaringoscopia

A VIDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA é um exame diagnóstico no qual se utiliza um aparelho de fibra ótica endoscópica flexível de pequeno diâmetro que é introduzida pela abertura do nariz e progride até a garganta para visualização desde a fossa nasal até a laringe. Com esta visualização podemos identificar as estruturas que compõem a cavidade nasal, faringe e a laringe com seu movimento durante a respiração e na produção da voz.

 

No nariz e na rinofaringe observamos desvios do septo nasal, o aumento das conchas nasais, o aumento da adenóide nas crianças (“carnes esponjosas”), a obstrução da tuba auditiva, os sinais de alergia nasal, a presença de secreções, sinusite, polipose nasal, tumores como angiofibroma e até tumores malignos.

 

Na faringe observamos o tamanho das tonsilas palatinas (amígdalas), faringite, o tamanho da tonsila lingual e a presença de tumores.

 

A critério do médico solicitante, pode-se aplicar nesta região uma manobra de esforço respiratório, ou Manobra de Müller, para observar o grau de fechamento ou colapso das paredes da faringe, simulando o que pode ocorrer durante o ronco, na Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono.

 

Na laringe observamos as pregas vocais (cordas vocais) e a presença de nódulos (calos), pólipos, edemas, cistos, fendas, tumores benignos, tumores malignos, paralisias, granulomas e também podemos observar sinais inflamatórios característicos da ocorrência de Refluxo Gastro Esofágico.

 

A VIDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA  está indicada na avaliação de pacientes com queixa de obstrução nasal, respiração mista oro-nasal, sintomas de alergia respiratória como espirros, prurido e coriza, além de pacientes com secreção oro-nasal, sangramento nasal, dor de cabeça, tosse e alterações do sono como ronco e sufocamento / apnéia (parada respiratória obstrutiva).

 

A VIDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA ainda está indicada na avaliação da faringe e laringe em pacientes com queixa de dor de garganta frequente, amigdalite de repetição, aumento do volume das amígdalas, alteração da voz, rouquidão, pigarro, tosse crônica, refluxo (sensação de “bolo” na garganta), engasgo, tabagistas e na avaliação ocupacional dos profissionais da voz, como professores e operadores de telemarketing, pastores e cantores.

 

Este exame pode ser realizado em qualquer idade e não necessita preparo.

 

O exame é realizado e gravado em mídia digital. O paciente e o médico solicitante recebem tanto o relatório quanto a gravação do exame, facilitando assim o planejamento para o melhor tratamento a ser realizado.

Agende sua consulta conosco