Sobre o exame de Emissões Otoacústicas – EOA
As emissões otoacústicas oferecem uma avaliação objetiva e não invasiva da função coclear, isto é, das células ciliadas externas (CCE) localizadas na cóclea, parte do ouvido interno. Estes sons, gerados pela cóclea, podem ser detectados no meato acústico externo.
Quando as emissões otoacústicas estão presentes, é possível inferir que as células ciliadas externas estão operando normalmente, sugerindo limiares auditivos de aproximadamente 30 a 40 dBNA ou melhores, indicando uma audição dentro dos parâmetros normais. A ausência dessas emissões pode ser atribuída a várias causas, desde problemas na condução do som até distúrbios na percepção neurossensorial do som.
Inicialmente empregado na triagem auditiva neonatal para detectar precocemente perdas auditivas na infância, atualmente, as emissões otoacústicas também são utilizadas como ferramenta complementar na prática clínica. Uma das principais vantagens deste teste clínico é sua simplicidade, rapidez e não invasividade ao ser realizado e medido no canal auditivo externo.
As emissões otoacústicas são valiosas na triagem da função auditiva coclear em crianças, no diagnóstico diferencial de perdas auditivas neurossensoriais e em pacientes com dificuldades de realização de testes auditivos convencionais, como os inconscientes em UTIs. Além disso, permitem o monitoramento da condição das células ciliadas externas em pacientes expostos a substâncias ototóxicas, a ruídos intensos ou que sofrem de doenças auditivas progressivas.
O exame é conduzido com o paciente em repouso, sem falar ou fazer movimentos, podendo ser realizado em bebês na posição deitada ou mesmo enquanto dormem. É um procedimento rápido e indolor, no qual uma sonda é inserida no meato acústico externo por meio de uma oliva de borracha, emitindo sons de diferentes frequências. As respostas da cóclea são captadas pelo aparelho, não exigindo qualquer participação voluntária do paciente. A presença de dor, secreção ou excesso de cera pode impossibilitar a realização do exame.
Agende sua consulta
sem sair de casa
INOF – Instituto de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia
Fonoaudiologia
Conheça todos os exames e terapias de fonoaudiologia fornecidos pela INOF.
Exames
Terapias
Conheça os exames de Fonoaudiologia
Audiometria
A audiometria é um conjunto de testes para avaliar a audição e fornecer dados sobre a saúde auditiva do paciente.
Impedanciometria
São os testes principais de uma avaliação auditiva e fornecem dados sobre as condições da orelha média e a função auditiva do paciente.
Emissões Otoacústicas – EOA
A emissão otoacústica é uma medida objetiva e não invasiva da função das células ciliadas externas (CCE) localizadas no ouvido interno ou cóclea.
Exame Otoneurológico
O exame otoneurológico tem por finalidade avaliar os sistemas auditivo e vestibular para diagnósticos de doenças ou alterações centrais e também para diagnóstico e prevenção de quedas.
Processamento Auditivo Central
Conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico. É a capacidade do cérebro interpretar as informações que chegam pelo ouvido.
Conheça as Terapias de Fonoaudiologia
Fonoterapia ou Terapia da Fala
Também conhecida como Fonoterapia, desempenha um papel crucial na identificação e tratamento de uma variedade de problemas de linguagem, fala, comunicação e deglutição.
Reabilitação Vestibular
É um programa de tratamento realizado através de exercícios físicos e orientações que tem como objetivo melhorar e restaurar o equilíbrio corporal do paciente portador de vestibulopatia.