Sobre o Exame de Processamento Auditivo Central
O Processamento Auditivo Central (PAC) engloba diversos processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a estímulos sonoros. Em essência, é a capacidade do cérebro de interpretar as informações recebidas através do ouvido.
Este processo envolve uma variedade de habilidades, incluindo a localização e a lateralização do som, a discriminação e o reconhecimento de padrões auditivos, a percepção temporal do som e a capacidade de lidar com múltiplos sinais acústicos simultâneos, entre outros.
Indivíduos com transtorno do processamento auditivo central podem apresentar dificuldades em uma ou mais dessas habilidades, manifestando sintomas como:
- Redução da atenção.
- Ansiedade e estresse ao ouvir
- Distração e inquietação.
- Dificuldade em lembrar informações sonoras.
- Dificuldades de aprendizagem.
- Troca de letras na fala ou na escrita.
- Dificuldade em localizar a fonte sonora.
- Fadiga ao assistir aulas ou palestras.
- Comportamento impulsivo.
- Dificuldade em organizar e sequenciar estímulos verbais e não verbais.
- Dependência de pistas visuais para compreender a mensagem falada.
- Dificuldade em compreender a fala em ambientes ruidosos ou em grupos.
Nos adultos, a queixa mais comum relacionada ao transtorno do processamento auditivo é a dificuldade em ouvir em ambientes desfavoráveis (como locais ruidosos, com múltiplos interlocutores ou com perda da fala), mesmo com avaliações audiológicas básicas de audição normal.
Este transtorno pode ocorrer em qualquer idade e só pode ser detectado por meio de testes específicos que avaliam a função auditiva central.
Para realizar a Avaliação do Processamento Auditivo Central, é necessário apresentar um pedido médico juntamente com exames de audiometria e imitanciometria recentes. O teste é realizado em uma cabine acústica, com duração de 1 a 2 horas, dependendo da idade e da capacidade de atenção do paciente. Recomenda-se que o exame seja feito de manhã cedo ou em um momento em que o paciente esteja descansado e alerta.
Evite realizar o exame se você estiver cansado ou sonolento, pois a atenção é crucial para obter resultados precisos. Este exame pode ser realizado em crianças a partir dos 7 anos de idade e em adultos.
Agende sua consulta
sem sair de casa
INOF – Instituto de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia
Fonoaudiologia
Conheça todos os exames e terapias de fonoaudiologia fornecidos pela INOF.
Exames
Terapias
Conheça os exames de Fonoaudiologia
Audiometria
A audiometria é um conjunto de testes para avaliar a audição e fornecer dados sobre a saúde auditiva do paciente.
Impedanciometria
São os testes principais de uma avaliação auditiva e fornecem dados sobre as condições da orelha média e a função auditiva do paciente.
Emissões Otoacústicas – EOA
A emissão otoacústica é uma medida objetiva e não invasiva da função das células ciliadas externas (CCE) localizadas no ouvido interno ou cóclea.
Exame Otoneurológico
O exame otoneurológico tem por finalidade avaliar os sistemas auditivo e vestibular para diagnósticos de doenças ou alterações centrais e também para diagnóstico e prevenção de quedas.
Processamento Auditivo Central
Conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico. É a capacidade do cérebro interpretar as informações que chegam pelo ouvido.
Conheça as Terapias de Fonoaudiologia
Fonoterapia ou Terapia da Fala
Também conhecida como Fonoterapia, desempenha um papel crucial na identificação e tratamento de uma variedade de problemas de linguagem, fala, comunicação e deglutição.
Reabilitação Vestibular
É um programa de tratamento realizado através de exercícios físicos e orientações que tem como objetivo melhorar e restaurar o equilíbrio corporal do paciente portador de vestibulopatia.