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Foniatria no desenvolvimento infantil

4 Recomendações para os pais

A foniatria é uma especialidade médica que se dedica ao estudo e diagnóstico distúrbios da comunicação, linguagem e fala. A Dra. Teresa Higino, otorrinolaringologista e foniatra do INOF – Otorrinolaringologia e Medicina do Sono, tem se destacado no campo, contribuindo significativamente para o entendimento e manejo dos desafios foniátricos no desenvolvimento infantil.

Neste artigo, exploramos a importância da foniatria no desenvolvimento infantil, com base nas recomendações e experiências da Dra. Teresa Higino.

Desenvolvimento da fala na infância

O desenvolvimento da fala é um processo complexo que começa desde o nascimento e continua ao longo dos primeiros anos de vida. Este processo é influenciado por uma série de fatores, incluindo a audição, o ambiente e a interação social. Segundo a Dra. Teresa Higino, os marcos importantes do desenvolvimento da fala incluem:

  1. Primeiros Sons e Balbucios (0-6 meses): Nos primeiros meses de vida, os bebês começam a produzir sons vocálicos e, por volta dos seis meses, começam a balbuciar sílabas como “ba-ba” e “da-da”. Este é um sinal precoce de que o desenvolvimento da fala está progredindo normalmente.
  2. Primeiras Palavras (12-18 meses): Entre 12 e 18 meses, a maioria das crianças começa a dizer suas primeiras palavras significativas. Essas palavras geralmente são simples e referem-se a pessoas ou objetos familiares.
  3. Combinação de Palavras (24 meses): A partir dos 24 meses, as crianças começam a combinar duas palavras para formar frases simples, como “mamãe, água”. Este é um passo importante no desenvolvimento da linguagem.
  4. Expansão do Vocabulário e Estruturas Complexas (3- 4 anos): Entre 3 anos e 3,6 anos, as crianças experimentam um crescimento rápido no vocabulário e começam a usar estruturas gramaticais mais complexas, falando para um adulto estranho entender.

Audição e desenvolvimento da linguagem

A audição desempenha um papel crucial no desenvolvimento da linguagem. A Dra. Teresa Higino destaca que qualquer grau de perda auditiva pode afetar negativamente a aquisição da linguagem e o desenvolvimento da fala. Por isso, é fundamental a realização de triagens auditivas neonatais para detectar precocemente qualquer problema auditivo, além de audiometrias infantis ou BERA dependendo do caso. A identificação precoce e o tratamento adequado, como o uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares, ou até mesmo cirurgias podem minimizar o impacto da perda auditiva no desenvolvimento da linguagem.

Interação com a escola

A entrada na escola representa um marco importante no desenvolvimento da criança, onde se esperam habilidades de comunicação mais refinadas. A Dra. Teresa Higino enfatiza a importância da colaboração entre pais, professores e profissionais de saúde para apoiar as crianças com dificuldades de comunicação. Algumas estratégias incluem:

  • Observação e Identificação Precoce: Professores devem ser treinados para identificar sinais de problemas de comunicação e encaminhar a criança para avaliação médica com otorrinolaringologista.
  • Programas de Intervenção Precoce: A implementação de programas de intervenção precoce na escola, com audiometria infantil na fase pré-escolar, pode ajudar crianças com dificuldades de fala e linguagem a progredirem adequadamente.

O que os pais devem fazer

Os pais desempenham um papel vital no apoio ao desenvolvimento da comunicação de seus filhos. A Dra. Teresa Higino recomenda as seguintes ações:

  1. Estimulação Auditiva e Verbal: Falar, ler e cantar para a criança desde cedo promove a aquisição da linguagem.
  2. Atenção aos Sinais de Alerta: Observar sinais de atraso na fala ou audição e procurar avaliação médica se houver preocupações.
  3. Ambiente Rico em Linguagem: Proporcionar um ambiente onde a criança seja exposta a uma linguagem rica e diversificada.
  4. Evitar o uso frequente de mídias eletrônicas: os smartphones limitam a comunicação da criança, diminuir o tempo do uso do aparelho, assim como a exposição a televisores e games.

Tratamentos e recomendações

O tratamento de distúrbios de fala, linguagem e audição é multidisciplinar e pode incluir:

  • Terapia Fonoaudiológica: Intervenções terapêuticas personalizadas para abordar dificuldades específicas de fala e linguagem.
  • Intervenção Educacional: Apoio educacional e estratégias adaptativas na escola.
  • Intervenção cirúrgica: A remoção das adenoides e a colocação de tubos de ventilação nos tímpanos são indicadas em casos de infecções recorrentes do ouvido médio (otite secretora) e hipertrofia das adenoides, que podem afetar a audição e, consequentemente, o desenvolvimento da fala.

Além disso, a Dra. Teresa Higino enfatiza a importância de uma abordagem preventiva e de conscientização. Campanhas de educação sobre a importância da triagem auditiva neonatal e a identificação precoce de distúrbios de fala podem contribuir significativamente para melhorar os resultados no desenvolvimento infantil.

A foniatria desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, abordando desde questões de audição até complexos distúrbios de fala e linguagem. A Dra. Teresa Higino, com sua vasta experiência no INOF, destaca a importância da intervenção precoce, da colaboração entre pais, professores e profissionais de saúde, e da implementação de estratégias terapêuticas personalizadas. Com uma abordagem abrangente e multidisciplinar, é possível garantir que cada criança tenha a oportunidade de desenvolver plenamente suas habilidades de comunicação, essencial para seu sucesso acadêmico e social.


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