O Processamento Auditivo Central (PAC) é a capacidade que o cérebro tem para usar a informação que chega pelos ouvidos, ou seja, é aquilo que o cérebro faz com aquilo que o ouvido “ouviu”. Ele representa habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento (localizar o som, focar a atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais, etc). Algumas pessoas têm dificuldade em realizar estas habilidades, o que acarretará no Transtorno do PAC (TPAC).
Os principais sintomas do TPAC são:
- Dificuldade para localizar fonte sonora
- Dificuldade para entender a fala em lugares ruidosos
- Entender errado, trocar palavras e frases
- Dificuldade para memorizar sequências
- Falta de ritmo
- Dificuldades de leitura e escrita, troca de letras na fala ou escrita e dificuldade para aprender uma segunda língua ou música
- Desatenção e/ou distração
- Dificuldade para realizar uma sequência de tarefas que lhe foi solicitado
- Adultos com dificuldade de entender no seu dia a dia profissional e familiar
A criança, adolescente ou adulto que apresentem esses sintomas devem fazer uma avaliação denominada avaliação do PAC. Com essa avaliação, o fonoaudiólogo pode identificar se a pessoa apresenta o Transtorno do Processamento Auditivo Central.
Após o diagnóstico do TPAC, a pessoa vai iniciar as sessões com o Fonoaudiólogo.
O tratamento consiste na realização do treinamento auditivo das habilidades alteradas que pode ser realizado em cabine ou fora de cabine. Mudanças ambientais (na escola e em casa) também fazem parte do programa das crianças e adolescentes com TPAC.
O TPAC pode afetar o desenvolvimento acadêmico e linguístico da criança e ou adolescente. A identificação precoce do TPAC pode ajudar a criança a ter um bom desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida.
Deixe um comentário